É da Nossa Cor


O É da Nossa cor é uma Iniciativa Social que trabalha empoderamento através da cultura afro-brasileira. Fomentamos metodologias saudáveis e não violentas de enfrentamento ao racismo.

Experiência na Rede Somar: Iniciante

Oportunidades


Nenhuma oportunidade cadastrada

Sobre


 Iniciativa Social  É da Nossa Cor   Apresentação: O É Da Nossa Cor é uma iniciativa social que nasceu em fevereiro de 2014, com intuito de promover debate, autoestima e protagonismo através da cultura afro-brasileira. Idealizado pela Mathizy Pinheiro, juntamente com Djavan Nascimento, onde perceberam, a partir dos desabafos das crianças afirmando que se pudessem escolher não seriam negras, e sim loiras de olhos azuis. São elas, moradoras do Monte Serrat, comunidade remanescente de quilombo, sendo a segunda comunidade de Florianópolis com maior contingente de população afro. Com isso, reconhecendo conflitos vivenciados na infância, começaram através da cultura ressaltar a importância da história e contribuição da cultura afro-brasileira africana e afro-diaspórica para o mundo, com oficinas de cinema afirmativo, dança, percussão e cantos. Compreendendo a cultura afro-brasileira para além de modalidade artística, mas como valorização da tradição e história de um povo a partir de seus valores civilizatórios. E dessa forma, compreendendo o Racismo como uma violência impacta no subjetivo, relações e estruturas gerando exclusão social, a iniciativa busca promover inclusão social das crianças e adolescentes através da cultura afro-brasileira, protagonismo e autoestima. Como forma de promover inclusão social, são realizadas: oficinas culturais, passeios para que tenham acesso a diferentes espaços sociais, bem como promovendo apresentações, onde a história e cultura afro-brasileira possam ser apresentadas como um espaço para todos e a valorização da cultura afro-diaspórica seja feita de forma leve e lúdica. A iniciativa atualmente tem proporções maiores, e já consegue propor algumas ações pontuais para públicos maiores com apresentações artísticas e eventos/oficinas abertas, no entanto, ainda assim, é um desafio construir formas de torná-la autossustentável e ampliar a capacidade de acolher mais crianças, bem como promover outras ações necessárias, e com isso vem buscando construir-se enquanto negócio de impacto social. Recebemos homenagens tais como Medalha Antonieta de Barros da Câmara dos Vereadores de Florianópolis em 2016, em 2017 o Prêmio Luiz Gama da Coordenadoria Municipal Promoção da Igualdade Racial, Ganhou em 3º lugar na Maratona de Negócios Sociais participando até a final do Programa Conexão de Impacto promovido pelo Sebrae e Instituto Nexxera em 2018, selecionados na imersão da Red Bull Ampaphiko, chamada impacto da Impact Hub e Balaclava Studio neste anoe em 2019 recebeu o prêmia da Universal Peace Federation, bem como o Prêmio do Instituto Guga Kuerten na categoria projeto social e participamos da imersão do Afrolab organizado pelo Instituto Feira Preta. Atualmente temos uma equipe de gestão da iniciativa, envolvendo Psicóloga, Assistente Social, Gestor de Negócios e Analista de Sistemas propondo diferentes ações em três pilares centrais de atuação:

  1. Acesso a Direitos;
  2. Protagonismo e Autoestima através da Cultura Afro-brasileira;
  3. Oportunidades de Desenvolvimento.
  Objetivo: Promover ações e metodologias saudáveis e não violentas de enfrentamento ao racismo com crianças e adolescentes do Monte Serrat através da cultura afro-brasileira.     Atividades realizadas: Com a comunidade do Monte Serrat:
  • Todas as segundas-feiras em espaços comunitários do Monte Serrat; Oficinas de dança, percussão, cantos, teatro e cinema da diáspora africana, Saraus afro-culturais de poesias 
  • Apresentações em eventos culturais
  • Cortejo Anual em parceira com Corês de Aidê : realizado anualmente nas quarta-feiras de cinza, em volta à Praça XV de Novembro, no centro de Florianópolis/SC.
  • Eventos Sociais: ações em datas comemorativas, tais como páscoa, dia das crianças, consciência negra e natal.
  • Passeio ou ação mensal envolvendo crianças, adolescentes e familiares para acesso a espaços sociais 
  Com outros públicos: Ações para ampliação do impacto e autossustentabilidade da iniciativa
  • Palestras
  • Capacitações e Workshops dentro das nossas metodologias
  • Produtos Licenciados (em construção)
  • Clube Assinaturas recorrentes (em construção)
  Nossos parceiros institucionais: Bloco e Banda Cores de Aidê Studio Balaclava ER Freitas Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis Conheça mais nossa iniciativa:  Regitro fotográficos da iniciativa: https://drive.google.com/open?id=1PbDEGbBC1hPiGrq3iZ-43vSahayybfQG Instagram: instagram.com/edanossacor - @edanossacor Facebook: faceboook.com/projetoedanossacor E-mail: contato@edanossacor.com.br  


Horários de funcionamento


Segunda 18:30 / 20:30
Terça /
Quarta /
Quinta /
Sexta /
Sabado /
Domingo /

Participe


Seja um voluntário. Utilize o formulário abaixo para participar das nossas ações sociais!

Selecione uma oportunidade

Área de interesse


Donativos


Nenhuma campanha de arrecação cadastrada

Deixe o seu comentário