Projeto Mira eterno

Projeto Mira eterno

Associação Amigos do Mira

PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

PÚBLICO-ALVO
Projeto aberto à comunidade. O público-alvo será formado por crianças de 6 a 16 anos oriundas das famílias carentes da grande Florianópolis/SC. Na etapa inicial a área privilegiada foi a comunidade da Ponta do Leal, no Bairro Balneário, em Florianópolis.
DESCRIÇÃO
Ação de responsabilidade social voltada para crianças carentes de Florianópolis que, desde 17 de julho de 2021 vem sendo desenvolvido pelo Mestre Marcel de Lima e Silva, na academia BJJ Warriors Club, situada no Balneário, em Florianópolis/SC.

Surgido a partir de uma grande perda, após a morte precoce do lutador profissional Felipe Mira, melhor amigo do Mestre Marcel e, também, morador do Balneário, o projeto busca eternizar o legado de um campeão, transformando vidas e promovendo valores como amizade, superação e resiliência.

Essa iniciativa inspiradora atualmente atende 35 crianças, entre 6 e 16 anos e conta com a ajuda única e exclusiva da comunidade.

As crianças têm aulas de jiu jitsu duas vezes por semana nos períodos matutino e vespertino. Para participar do projeto as crianças devem comprovar matrícula escolar na rede pública de ensino, bem como atestado de frequência e, ainda, boletim com boas notas escolares.

Todas as crianças, ao final do treino, recebem frutas para se alimentar. As crianças também participam de campeonatos e, sem recurso para pagamento de inscrições acabam necessitando de apoio e doações da comunidade. Não fosse tudo isso, na páscoa, no dia das crianças e no natal, também somente se, por meio de doações, as crianças recebem cestas básicas, cobertores, material escolar, brinquedos e chocolates.

OBJETIVO
Ensinar jiu jitsu às crianças carentes de Florianópolis proporcionando além de melhora na saúde física e mental, o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como a empatia, a cooperação e o respeito ao próximo. O Jiu-Jitsu ensina disciplina para seus adeptos. Assim, ele ajuda a praticar a abertura para o diálogo, o respeito, o senso de humanidade e a humildade.

O jiu jitsu, além de desenvolver a força, a resistência e a flexibilidade, ainda ajuda no controle da obesidade, contribuindo para uma ótima condição física.

O jiu jitsu é uma arte marcial estimulante física e intelectualmente. Através da prática dessa arte, as crianças além de treinarem técnicas de defesa pessoal aprendem também a desenvolver a autoconfiança.

JUSTIFICATIVA
A responsabilidade social deve estar presente nas iniciativas tanto do setor público quanto do setor privado. Atender a comunidades carentes de baixa renda através de atividades variadas faz com que inúmeros setores da sociedade se organizem, e propicia que a população tenha acesso a muitas de suas reivindicações, oportunizando transformações e melhorias, no tocante a sua qualidade de vida. Esta prática comunitária, além de ensinar jiu jitsu ainda oportuniza às crianças a aproximação com a realidade social, capacitando-os para uma vida digna e instrumentalizando-os para um futuro profissional mais humano.

Ainda, a atividade física na vida das crianças pode incutir hábitos positivos e impedi-los de experimentar o estilo de vida sedentário, desregrado e socialmente reprovável.
Os valores aplicados nos treinamentos melhoraram a concentração, proporcionam autoestima, disciplina e saúde com total segurança. O jiu-jitsu também ajuda a desenvolver resiliência, ação sob pressão e capacidade de se superar.

Horário de Funcionamento

Terças e quintas-feiras, das 10h às 11h e das 15h às 16h.

Público-alvo

Crianças e Adolescentes (0 a 12 anos), Jovens (13 a 17 anos)

Atividades para comunidade

aulas de jiu jitsu e defesa pessoal

Tipo de organização

Associação Cultural (centro cultural, grupos artísticos), Associação Esportiva (clube, torcedores, ligas), Associação Educacional (cooperativa, grêmio, associação estudantil), Associação Filantrópica e Assistencial (voluntariado, caridade), Associação de Saúde e Bem-Estar (grupos de apoio, doenças)

Localidade de atuação

Continente

Produtos comercializados pela organização

nao
Nenhum resultado encontrado.

Donativos

Nenhum resultado encontrado.