A Fundação Somar, rede solidária da Prefeitura de Florianópolis, arrecadou mais de 14.100 itens de material escolar na campanha de 2023. Os 1.410 kits montados beneficiaram crianças de instituições como o projeto Bairro Educador e o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Abrigos, pastorais e outras ONGs socioeducativas como o Centro Social da Coloninha, a Associação Beneficente de Amparo Social Emannuel (Abase), e o Centro de Educação Infantil Girassol também receberam kits.
A campanha foi impulsionada por duas ações. A arrecadação de materiais no Largo da Alfândega, no centro da cidade, promovida em 30 de janeiro, e um drive-thru, realizado em 24 de janeiro na sede da Somar, em Santo Antônio de Lisboa, com apoio da União dos Antigomobilistas de Floripa e Região. Além de facilitar a entrega dos itens pelo formato drive-thru, o evento contou com exposição de carros antigos.
“Para nós, antigomobilistas, foi um prazer imenso participar da ação da Somar de arrecadação de materiais escolares. Porque a gente acredita que a educação é a base de tudo. E fazer o bem faz bem. Quando você ajuda alguém, isso faz um bem danado pra pessoa que a gente está ajudando e pra gente também, pra alma, pro espírito. Isso é espetacular”, afirma Marcelo Lima de Bem, integrante da União.
O Superintendente do Programa Bairro Educador, ligado à prefeitura, Bruno Becker, destaca que a campanha da Somar beneficia os estudantes que moram nas regiões mais vulneráveis da cidade. “Além de contribuir com a educação, contribui também com a autoestima, já que, tendo mochila e o material necessário, esses estudantes se sentem melhor, vão mais dispostos, mais felizes e mais empolgados para a escola”, diz Becker.
O Bairro Educador tem como objetivos promover a educação integral e integrada, oferecendo gratuitamente apoio pedagógico, atividades esportivas, culturais e de lazer. Outra instituição que recebeu kits escolares foi o centro de convivência e fortalecimento de vínculos, gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Esses centros visam despertar potencialidades artísticas e intelectuais nas crianças e adolescentes de diversas regiões de Florianópolis, promovendo a vivência comunitária, a cidadania e o fortalecimento de vínculos. Crianças das unidades Monte Cristo, Jardim Atlântico, Agronômica, Costeira e Tapera foram beneficiadas.
“Agradecemos aos doadores de material escolar que possibilitaram ajudar inúmeras famílias, como as das crianças do bairro educador e dos centros de convivência, para quem entregamos mochilas com itens como cadernos, lápis e canetas. Tudo bem bonito para animar a turma que começa o ano letivo”, resume a presidente voluntária da Somar, Beatriz Silveira.